Estudos decoloniais, transgeracionalidade e violência contra a mulher

Autores

  • Raquel Kolberg Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thais Janaina Wenczenovicz Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-20

Resumo

O artigo analisa a transgeracionalidade da violência contra a mulher sob as lentes dos estudos decoloniais. Para tanto, são abordadas, as origens da subalternização da mulher e as suas ligações com o processo de colonização da América Latina. A conclusão do estudo é no sentido de que o sistema de gênero colonial moderno foi determinante na manutenção do legado da violência de gênero.
Palavras-chave: Decolonialidade. Gênero. Violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Kolberg, Universidade Federal da Fronteira Sul

Discente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Especialista em Direito Público.

Thais Janaina Wenczenovicz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Docente adjunta/pesquisador sênior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Pesquisadora PQg Produtividade/FAPERGS/Faixa 2. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito/UNOESC. Professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas/Universidade Federal da Fronteira Sul. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Kolberg, R., & Wenczenovicz, T. J. (2022). Estudos decoloniais, transgeracionalidade e violência contra a mulher. Caderno Espaço Feminino, 35(1), 419–437. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-20

Edição

Seção

Artigos