Vivências marcadas pela transfobia

memória e narrativas de discriminação e violência de mulheres trans e travestis

Autores

  • Náila Neves de Jesus UESB
  • Rita Maria Radl-Philipp Universidade de Santiago de Compostela

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-19

Resumo

Este trabalho analisou as narrativas de mulheres trans e travestis a respeito das violências vivenciadas em seu cotidiano, a partir da teoria da memória coletiva, e pode inferir que as experiências vividas nos diversos espaços sociais são reconstruídas a partir de marcos sociais da memória pautados na cisheteronormatividade.
PALAVRAS-CHAVE: Violência. Discriminação. Mulheres trans. Travestis. Memória coletiva.

Biografia do Autor

  • Náila Neves de Jesus, UESB

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Memória: linguagem e sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: naila.neves@yahoo.com.br.

  • Rita Maria Radl-Philipp, Universidade de Santiago de Compostela

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Titular Catedrática Plena da Universidade de Santiago de Compostela (USC). ritam.radl@usc.es.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vivências marcadas pela transfobia: memória e narrativas de discriminação e violência de mulheres trans e travestis. (2022). Caderno Espaço Feminino, 35(1), 400-418. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-19