As narrativas da “ideologia de gênero” nas mídias sociais e na imprensa

Autores

  • Kerzia Railane Ufes
  • Elda Alvarenga Ufes
  • Erineusa Maria da Silva Ufes

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-14

Resumo

Esta pesquisa realiza um amplo levantamento de reportagens e notícias que abor-dam as temáticas gênero, diversidade sexual e a denominada “ideologia de gênero”, nas mídias sociais e na imprensa brasileira e do Espírito Santo entre os anos de 2014 e 2020. Foram analisadas 208 reportagens e notícias. A pesquisa tem como base teórica os estudos feministas e de gênero, pautados na perspectiva metodoló-gica indiciária de Ginzburg.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero e Educação. Estudos de Gênero. Ideologia de Gênero. Mídias Sociais e Imprensa.

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Biografia do Autor

Kerzia Railane, Ufes

Mestranda em Educação Física pela PPGEF/Cefd/Ufes; membro da Grupa/Cefd/Ufes e do Nupeges/Ufes. E-mail: kerziar@gmail.com

Elda Alvarenga, Ufes

Doutora em Educação pelo PPGE/Ufes; professora do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes); coordenadora do Nupeges/Ifes; membro do Nucaphe/Ce/Ufes. Email:eldaalvarenga@uol.com.br

Erineusa Maria da Silva, Ufes

Doutora em Educação PPGE/Ufes; professora da Universidade Federal do Espírito Santo; coordenadora do Nupeges/Ufes; membro do Práxis/Cefd/Ufes, do Laefa/Cefd/Ufes e do Nepe/Cefd/Ufes. Email: erineusams@yahoo.com.br

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Railane, K., Alvarenga, E., & Silva, E. M. da. (2022). As narrativas da “ideologia de gênero” nas mídias sociais e na imprensa. Caderno Espaço Feminino, 35(1), 273–298. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-14

Edição

Seção

Artigos