Gênero nas representações sociais de estudantes de pedagogia sobre identidade profissional e trabalho pedagógico

Autores

  • Rafaela Maria e Silva Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Lúcia Vannuchi UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-12

Resumo

Considerando que o curso de Pedagogia hoje se apresenta feminilizado e feminizado, objetivou-se explorar como o gênero configura as representações sociais da identidade profissional de seu alunado. Na pesquisa quanti-qualitativa utilizou-se a técnica de survey em formato de questionário aberto proposto por Ioannis Tsoukalas, respondido por 47 estudantes pré-concluintes do curso de Pedagogia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Com base na abordagem estrutural das representações sociais, percebeu-se que o gênero atua como elemento constituído e constituinte de representações sociais organizadas em torno do ensino como núcleo central, corroborando a feminilização e feminização do magistério. Contudo, ao se ampliar a concepção de docência para incluir outras funções do/a pedagogo/a, consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP), observou-se que as mulheres representam a docência associada à gestão e os homens à pesquisa. Evidenciam-se, assim, transformações nas representações sociais, com as mulheres assumindo a gestão como espaço de exercício do poder na configuração de sua identidade profissional; e permanências com o deslocamento das pretensões masculinas à atividade da pesquisa, com maior prestígio em relação à gestão escolar. A pesquisa foi financiada pelo CNPq e Capes.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Representações Sociais. Pedagogia. Identidade Profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Maria e Silva Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba. E-mail: rafaelamariaferreira@gmail.com.

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University/USA, com estágio pós-doutoral na Universidade de Valência/Espanha. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade CNPq. E-mail: mepcarv@gmail.com.

Maria Lúcia Vannuchi, UFU

Doutora em Sociologia pela Unesp de Araraquara-SP, com estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra. Professora de Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PPGCS/UFU, e da Graduação em Ciências Sociais - INCIS/UFU. E-mail: maluvannuchi@ufu.br

Downloads

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Ferreira, R. M. e S., Carvalho, M. E. P. de, & Vannuchi, M. L. (2022). Gênero nas representações sociais de estudantes de pedagogia sobre identidade profissional e trabalho pedagógico. Caderno Espaço Feminino, 35(1), 221–246. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-12

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero, Educação, Trabalho