Motivações de meninas do ensino médio chilenas para escolher áreas de aprofundamento relacionadas a disciplinas STEM

Autores

  • Katherine Quispe Contreras Universidad de Barcelona
  • Alejandra Montané Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-4

Resumo

A sub-representação de mulheres em STEM pode ser definida como o baixo percentual de mulheres que se especializam na área de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática, fazendo com que os cargos profissionais nessas áreas sejam ocupados principalmente por homens. Este baixo interesse começa a manifestar-se no ensino fundamental e médio, onde os e as estudantes definem os seus interesses e áreas de conhecimento que desejam aprofundar. O objetivo desta pesquisa quantitativa piloto é conhecer as motivações e fatores de influência na escolha de áreas de aprofundamento associadas a STEM de meninas chilenas no ensino médio. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário online autoaplicável.
PALAVRAS-CHAVE: Mulheres. STEM. Hiato de Gênero. Motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katherine Quispe Contreras, Universidad de Barcelona

Máster en investigación y cambio educativo. Universidad de Barcelona, Facultad de Educación. 

Alejandra Montané, Universidad de Barcelona

Profesora del Máster de investigación y cambio educativo. Departamento de Didáctica y Organización Educativa, Facultad de Educación. Universidad de Barcelona. 

Publicado

2022-09-29

Como Citar

Contreras, K. Q., & Montané, A. (2022). Motivações de meninas do ensino médio chilenas para escolher áreas de aprofundamento relacionadas a disciplinas STEM. Caderno Espaço Feminino, 35(1), 41–62. https://doi.org/10.14393/CEF-v35n1-2022-4

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gênero, Educação, Trabalho