A mulher e o sistema capitalista

um diálogo das obras Calibã e a Bruxa e O Conto da Aia

Autores

  • Ana Paula Ferreira
  • Fernanda Mendes Resende
  • Maria Cláudia da C. F. S. D’A. de Andrades

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v34n2-2021-11

Resumo

O presente artigo faz um diálogo entre duas obras, uma teórica, de Silvia Federici (2017), e outra literária, de Margaret Atwood (2017), mostrando os caminhos que o capitalismo define para a mulher, entre o extermínio e o controle de corpos. Para esse comparativo, há um breve histórico do capitalismo e sua problematização em relação a gênero.
PALAVRAS-CHAVE: Capitalismo. Mulheres. Igreja. Estado. Violências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira

Pedagoga, Especialista em História Contemporânea (PUC), Mestre em Educação (UNIFAL), Supervisora pedagógica da rede estadual e membro do Coletivo Educação e do Coletivo Feminista Mulheres Pela Democracia.

Fernanda Mendes Resende

Psicóloga, Mestre em Educação pela UFMG e Doutora em Educação pela USP. Professora do Curso de Psicologia da PUC Minas campus Poços de Caldas. Membro do Coletivo Educação.

Maria Cláudia da C. F. S. D’A. de Andrades

Advogada, Graduada em Ciências Jurídicas (UNIFEOB) e Ciências Sociais (UNIFEOB), membro do Coletivo Feminista Mulheres Pela Democracia.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Ferreira, A. P. ., Resende, F. M. ., & Andrades, M. C. da C. F. S. D. de . (2022). A mulher e o sistema capitalista: um diálogo das obras Calibã e a Bruxa e O Conto da Aia. Caderno Espaço Feminino, 34(2), 164–185. https://doi.org/10.14393/CEF-v34n2-2021-11

Edição

Seção

Artigos