A insurgência de experiências emocionais e sentimentais na narrativa de Conceição Evaristo

entre o drama e a poesia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-14

Resumo

Esse artigo busca analisar as estruturas sentimentais e emocionais em quatro contos de Conceição Evaristo. Observamos que a maior parte destes são desencadeados de relações de gênero, racismo e pobreza. A autora revela a amplitude do horizonte humano, ao tematizar personagens que foram excluídas do mundo das letras, ou retratadas de forma pejorativa.

PALAVRAS-CHAVE: Conceição Evaristo. Emoções. Sentimentos. Gênero. Relações Raciais.

Biografia do Autor

  • Elisângela da Silva Santos, Universidade Federal de Jataí

    Doutora em Ciências Sociais (Unesp/Marília), professora de Sociologia e Fundamentos da Universidade Federal de Jataí. Lider do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Interfaces literatura: arte e gênero nas produções poéticas.

  • Renata de Mello Mamede, Universidade Federal de Jataí

    Graduanda de Psicologia da Universidade Federal de Jataí. Faz parte do Coletivo Feminista Jacarandá, do projeto de pesquisa e extensão Promotoras Legais Populares Libertárias - Jataí e é integrante do grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Interfaces literatura: arte e gênero nas produções poéticas.

Downloads

Publicado

2021-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A insurgência de experiências emocionais e sentimentais na narrativa de Conceição Evaristo: entre o drama e a poesia. (2021). Caderno Espaço Feminino, 33(2), 286-318. https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-14