Triste, solitária, louca, antipática, má ou feminista

da (des)qualificação à reação da mulher desencaixada, no conto “Progressões de Balcão” de Clara Averbuck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-11

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a tônica do feminismo, seus entraves, suas nuances e suas implicações práticas, com base no conto “Progressões de Balcão”, de Clara Averbuck, especialmente sobre a perspectiva do hibridismo da literatura contemporânea, dos estudos de sociedade, e suas intersecções com fatores emocionais femininos.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Hibridismo. Feminismo. Emoções.

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Biografia do Autor

ANTONIO ISMAEL LOPES DE SOUSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL

Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2009). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011). Atuou como Professor de Inglês (5º ao 9º ano), na U. I. Didácio Santos - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Atuou como Agente Administrativo na Prefeitura Municipal de Balsas e como Assessor de Redação Oficial - Gabinete do Prefeito Municipal de Balsas (MA). Atuou como Gestor Público na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado do Tocantins. Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Campus de Balsas (MA) e Mestrando em Letras pela UEMASUL.

ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Letras - Literaturas pela UERJ (1990), Mestrado em Estudos Literários pela UFPI (2007) e Doutorado em Letras - Literatura Comparada pela UFPB (2013). É Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), em que leciona disciplinas das áreas de Teoria Literária, História da Literatura e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Exerce também a função de Diretora do Curso de Letras do CESBA/UEMA, desde 2017. Possui linha de pesquisa em ensino da literatura, linguística e adaptação fílmica. É Coordenadora do Núcleo de Investigação da Narrativa - NINA do CESBA/UEMA e colaboradora do grupo LINCH - língua, cultura, história e poder. Membro do projeto Sinais Cinematográficos: trilhas pedagógicas. Atua como Professora do Mestrado em Letras da UEMASUL.

LILIAN CASTELO BRANCO DE LIMA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Participa do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL e do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da saúde, metodologia da pesquisa científica.

GISÉLIA BRITO DOS SANTOS, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Balsas. Diretora da UFMA Campus Balsas. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013) (Realizou estágio de doutorado sanduíche de fevereiro e julho de 2011 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialista em Psicologia da Educação (2016) e em Perspectivas Críticas da Literatura Contemporânea (2006) pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Licenciatura Plena em Letras português, inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Atua na área de Leitura e Produção Textual, Metodologia da Pesquisa Científica e de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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Publicado

2021-01-10

Como Citar

LOPES DE SOUSA, A. I., TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO, A. C., CASTELO BRANCO DE LIMA, L., & BRITO DOS SANTOS, G. (2021). Triste, solitária, louca, antipática, má ou feminista: da (des)qualificação à reação da mulher desencaixada, no conto “Progressões de Balcão” de Clara Averbuck. Caderno Espaço Feminino, 33(2), 224–245. https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-11

Edição

Seção

DOSSIÊ: Gênero e Emoções