Experiências femininas na carreira da docência superior: entre o cotidiano da “casa” e da profissão

Autores

  • Neiva Furlin

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-13

Resumo

Este artigo analisa narrativas de mulheres (casadas e freiras) que atuam na docência superior em teologia católica, e pretende evidenciar como elas circulam entre a profissão e os trabalhos domésticos, naturalizados como femininos.

PALAVRAS-CHAVE: Divisão sexual do trabalho. Docência superior. Desigualdade de gênero. Profissão..

 

ABSTRACT

This article analyzes narratives of women (married and nuns) who teach Catholic theology at a college level and aims to show how they circulate between their profession and housework, culturally considered women’s work.

KEYWORDS: Sexual division of labor. Higher education teaching. Gender inequality. Profession

Biografia do Autor

  • Neiva Furlin

    Doutora em Sociologia pela UFPR (2014), com doutorado sanduíche pelo Centro de Investigaciones Interdisciplinarias em Ciencias Y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) (2012). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Experiências femininas na carreira da docência superior: entre o cotidiano da “casa” e da profissão. (2019). Caderno Espaço Feminino, 32(1), 277-314. https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-13