A fabricação da maternidade pela grande mídia

o lugar do sujeito-mãe-celebridade

Autores

  • Anderson de Carvalho Pereira
  • Kátia Alexsandra dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-11

Resumo

Este artigo analisa a veiculação da maternidade de celebridades em capas de revista com base na Análise do Discurso francesa. Ao dialogar com a temática da sociedade do espetáculo e da fabricação dos corpos pelo discurso, a pesquisa considera que há um lugar para o sujeito-mãe-celebridade pela via da espetacularização e da maternidade como produto.

PALAVRAS-CHAVE: Gravidez. Maternidade. Mídia.

ABSTRACT

This article examines the placement of celebrity maternity magazine covers based on the French Discourse Analysis. When discussing the theme of the society of the show and the making of the bodies by the discourse, the research considers that there is a place for the subject-mother-celebrity through spectacularization and maternity as a product.

KEYWORDS: Pregnancy. Motherhood. Mass Media.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira

Doutor em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo-USP (Ribeirão Preto/SP).  Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Lingauem (Itapetinga-BA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Vitória da Conquista-BA) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Kátia Alexsandra dos Santos

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo-USP. Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Pereira, A. de C. ., & Santos, K. A. dos . (2019). A fabricação da maternidade pela grande mídia: o lugar do sujeito-mãe-celebridade. Caderno Espaço Feminino, 32(1), 239–257. https://doi.org/10.14393/CEF-v32n1-2019-11

Edição

Seção

DOSSIÊ: Revistas femininas em debate (Brasil e Portugal no século XX)