REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO DEBATE EDUCACIONAL DA DÉCADA DE 1920: a presença das mulheres no espaço público e o projeto de modernização do país

Autores

  • Léa Maria Carrer Iamashita Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v29n2-2016-2

Resumo

Resumo

O artigo trata das representações do feminino e da mulher brasileira no espaço público e privado, inseridas no debate educacional da década de 1920. A reflexão sobre o papel das mulheres na modernização do país ocorria concomitante às demandas do movimento feminista. É da resposta a essas demandas feministas que trataremos aqui.

Palavras-Chave: Modernização. Representações. Movimento Feminista.

REPRESENTATIONS OF THE FEMININE IN THE EDUCATIONAL DEBATE IN THE 1920s: the presence of women in the public space and the project of Brazil's modernization

Abstract

The article focuses on the representations of the feminine and Brazilian women in both public and private realms embedded in the educational debate of the 1920s. The reflection about the role of women along the modernization of the country occurred in parallel to demands of feminist movements. It is about an answer to these demands that we address here.

Keywords: Modernization. Representations. Feminist Movement.

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Biografia do Autor

Léa Maria Carrer Iamashita, Universidade de Brasília

Léa Maria Carrer Iamashita, Doutora em História Social,  Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade de Brasília, Área: História do Brasil República.

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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Iamashita, L. M. C. (2017). REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO DEBATE EDUCACIONAL DA DÉCADA DE 1920: a presença das mulheres no espaço público e o projeto de modernização do país. Caderno Espaço Feminino, 29(2). https://doi.org/10.14393/CEF-v29n2-2016-2

Edição

Seção

DOSSIÊ