Chamada para artigos

2020-03-11

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Organizadoras:

Profa Dra Ivete Batista da Silva Almeida – INHIS/UFU

Profa Dra Vânia Aparecida Martins Bernardes – ICHPO-UFU

Dossiê: Feminismos, mulheres e educação

Apresentação

A Revista Caderno Espaço Feminino convida pesquisadoras(es) a submeterem artigos para o dossiê temático "Feminismos, mulheres e educação". O dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que analisem as relações entre gênero, feminismos e educação, considerando suas interfaces históricas, sociais e políticas. A linha teórica adotada para este dossiê compreende os estudos de gênero, estudos feministas e estudos sobre mulheres.

Ao pensarmos as mulheres e os diferentes feminismos, escolhemos o campo da educação, por entendê-la enquanto espaço de formação de subjetividades, é um campo de disputa que reflete e reproduz desigualdades, mas também se constitui como local de resistência e transformação social. Neste sentido, os feminismos têm desempenhado um papel fundamental na problematização das estruturas patriarcais e na promoção de práticas pedagógicas emancipatórias.

Perfil das contribuições:

O dossiê busca contribuições que investiguem questões como:

  • O impacto das teorias feministas nos processos educacionais;
  • O papel das mulheres na produção do conhecimento e na docência;
  • A interseccionalidade e suas implicações na educação de mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e outras minorias sociais;
  • Políticas educacionais e gênero: desafios e perspectivas;
  • Feminismos, práticas pedagógicas e currículo;
  • Violência de gênero no contexto educacional;
  • Memórias e trajetórias de mulheres na educação;
  • Educação popular e feminismos;
  • Epistemologias feministas e a desconstrução do saber hegemônico.

Da submissão dos trabalhos

As submissões devem seguir as diretrizes da Revista Caderno Espaço Feminino e ser enviadas até a data limite informada no site da revista. Os textos serão avaliados por pareceristas no sistema de revisão por pares, garantindo a qualidade e relevância das publicações.

Este dossiê pretende fomentar o debate acadêmico sobre as relações entre gênero e educação, dando visibilidade às contribuições teóricas e práticas feministas no campo educacional. Convidamos pesquisadoras(es) das mais diversas áreas do conhecimento a compartilharem suas investigações e reflexões, fortalecendo o diálogo e a produção de saberes comprometidos com a justiça social e a igualdade de gênero.

Para mais informações, acesse o site da Revista Caderno Espaço Feminino ou entre em contato com a comissão editorial.

Dos prazos

  1. Submissões: até 30/05/2025. Somente serão encaminhados para avaliação, para composição do dossiê, os textos enviados até 30 de maio de 2025.