O acusativo anafórico no Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-7Keywords:
Acusativo anafórico, Ensino de gramática, VariaçãoAbstract
Assumindo os pressupostos da teoria da variação e mudança linguística e dos estudos sobre o ensino de gramática, apresentamos neste artigo resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). A pesquisa diz respeito aos diferentes usos do acusativo anafórico de terceira pessoa em textos narrativos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Elabora-se uma proposta de ensino que considere o papel da escola na recuperação de formas não mais presentes na gramática do Português brasileiro - tais como os clíticos acusativos de terceira pessoa ("o"/"a"). Sistematiza-se aqui uma proposta de tratamento didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.