Pontuação em foco: a eficácia do ensino da pontuação e leitura na escrita de alunos do nono ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-6Keywords:
Pontuação, Prosódia, Ensino Fundamental, Intervenção didáticaAbstract
O propósito deste trabalho é investigar a existência de correlações entre variações melódicas e o emprego dos sinais de pontuação em textos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Planalto, Bahia. Também busca apresentar a elaboração/implementação de uma proposta de intervenção didática centrada no desenvolvimento de atividades relacionadas aos usos da pontuação e sua inter-relação com aspectos prosódicos. Os resultados iniciais desta pesquisa e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes à elaboração de modelos/sequências didáticas nortearam a elaboração da proposta didática "Pontuação em foco" aqui apresentada. Tal proposta, cujo objetivo é promover uma melhor compreensão dos usos e finalidades da pontuação em textos escritos e uma maior percepção dessas possíveis correlações entre variações melódicas e o emprego da pontuação, foi aplicada a dois grupos distintos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - o grupo teste, submetido à intervenção didática; e o grupo controle, não submetido à intervenção. Os resultados indicam que esta proposta didática, de modo geral, reúne recursos e estratégias adequados aos propósitos que a alicerçam, configurando-se, portanto, como um material de relevante aplicabilidade para o ensino da pontuação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.