Dorival Caymmi
A Sweet Barbarian And His Means
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-25Keywords:
Dorival Caymmi, Brazilian song, Doces bárbaros, Bahia, IntermedialityAbstract
Dorival Caymmi foi um artista singular, que esteve presente em momentos decisivos do desenvolvimento da canção popular no Brasil, desde sua popularização na voz de Carmen Miranda (ainda nos anos 1930), até sua retomada pela bossa nova de João Gilberto (a partir dos anos 1950), depois pelo interesse dos artistas do tropicalismo musical (nos anos 1960) e, posteriormente, pelo grupo Doces Bárbaros, formado por Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso (nos anos 1970). Além disso, a obra de Caymmi atravessou os mais diversos meios de expressão artística e de comunicação. Suas canções foram propagadas no rádio e no disco, mas também no cinema, no teatro, na televisão, e até ganharam versões do próprio artista nas artes plásticas. O objetivo deste artigo é investigar como essa trama artística e intermidiática foi construída e tornou-se fundamental para a história da canção popular no Brasil.
Downloads
References
BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro – memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
BOSCO, Francisco. Folha explica Dorival Caymmi. São Paulo: Publifolha, 2006.
GARCIA, Walter. Mercadorias, melancolias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2013.
RISÉRIO, Antonio. Uma utopia de lugar. São Paulo: Perspectiva, 2011.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
VELOSO, Caetano. O mundo não é chato. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
VELOSO, Caetano. Letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Rafael Julião (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.