Construindo um Pacto Social na sala de aula de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-3Keywords:
Educação linguística, Protagonismo discente, Autoridade e Autoria, Ambiente escolarAbstract
O presente artigo traz os resultados analíticos obtidos a partir de uma etapa do projeto interventivo desenvolvido no trabalho de conclusão final de mestrado no PROFLETRAS/UFJF. O objetivo dessa etapa foi a ressignificação das práticas interacionais e linguísticas em uma sala de aula de Língua Portuguesa. As ações para enfrentamento do cenário vivenciado foram estruturadas a partir, sobretudo, da análise diagnóstica do discurso discente fundamentada pela Semântica de Frames. Pouco propícia ao processo de ensino aprendizagem, a classe era marcada por conflitos, desorganização, desagregação e violência. Nossa meta foi restaurar, de forma democrática e cooperativa, os papéis desempenhados pelos sujeitos na cena aula, legitimando a Autoridade docente e o protagonismo discente, de modo a criar condições adequadas à promoção do letramento. Tomando como fundamentos o Protagonismo Juvenil, a Autoridade e Autoria e a promoção de uma Educação Linguística e de Valores, estruturamos a prática interventiva. As ações desenvolvidas visaram à formulação pelos discentes de um Pacto Social para a sala de aula. Organizado a partir da construção consensual de regras de convívio, o Pacto Social contemplou princípios como respeito, corresponsabilização, cooperação e autonomia. Sua elaboração e gerenciamento promoveram o restabelecimento da cena aula. Como resultados mais expressivos do percurso interventivo, destacamos a parceria docente/discente na construção do conhecimento, a criação de um espaço prolífico ao diálogo aberto e engajado, a recuperação da Autoridade docente pelas vias de uma prática mais autoral e a assunção pelo discente de uma postura crítica, reflexiva e ativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.