Standing up for a multimodal and plural education

Visual aids-based strategies in Teaching English as a Foreign Language for dyslexics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-14

Keywords:

Dyslexia, English Language Teaching, Multiliteracies, Visual Language, Oral Language

Abstract

We live in a graphocentric world, where teaching is based on reading. Therefore, dyslexic students may be deprived of learning, since they face reading difficulties. This study proposes the use of visual aids as a complement to assist dyslexics in the English language learning process focusing on oral language. We provide examples of activities aiming at teaching the verb to be, based on the concept of multiliteracy (COPE; KALANTZIS, 2009). We also present the results achieved, which show that a multiliteracy pedagogy comprising different types of language has proven to be promising to students who struggle to read, but also to those who can do it.

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Author Biographies

Elerson Cestaro Remundini, Universidade Estadual de Maringá

Elerson Cestaro é especialista em Ensino de Língua Inglesa pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, de Paranavaí - PR; mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com dissertação na área de tradução literária; doutor em Letras pela mesma universidade, com pesquisa desenvolvida sobre ensino de Língua Inglesa para disléxicos. Atualmente atua como professor temporário no curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e como efetivo no Instituto de Línguas da UEM, onde desenvolve projetos e cursos de extensão que atendem à rede pública de educação básica. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia – USP” e coordena o Projeto de Pesquisa institucional “Literatura e multiletramentos: diferentes epistemologias para uma proposta de educação pluralista – UEM”, certificados pelo CNPq. Suas áreas de interesse são multiletramentos, educação inclusiva e ensino de Língua Inglesa. E-mail: cestaromim@hotmail.com

 

 

 

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Vera Helena Gomes Wielewicki é mestre em Letras – Inglês e Literatura Correspondente pela UFSC, doutora e pós doutora em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP. Docente associado na Universidade Estadual de Maringá, atua como professora no Departamento de Letras Modernas, no curso de Graduação em Letras – Inglês , licenciatura e bacharelado em   tradução. É professora permanente no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Faz parte do Grupo de Pesquisa “Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia – USP” e coordena o Projeto de Pesquisa institucional “Literatura e multiletramentos: diferentes epistemologias para uma proposta de educação pluralista – UEM”, certificados pelo CNPq. Suas áreas de interesse são multiletramentos, educação inclusiva, literatura e ensino. E-mail: vhgwielewicki@gmail.com

 

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Published

2019-10-23

How to Cite

CESTARO REMUNDINI, E.; HELENA GOMES WIELEWICKI, V. Standing up for a multimodal and plural education: Visual aids-based strategies in Teaching English as a Foreign Language for dyslexics . Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, n. especial, p. 281–314, 2019. DOI: 10.14393/LL63-v35nEsp2019-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49367. Acesso em: 22 jul. 2024.