Práticas de letramento digital na escola: o blog como estratégia de ensino e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-14Keywords:
Letramento digital, Ensino-aprendizagem, Blog, Discurso, InteraçãoAbstract
Este artigo, do ponto de vista teórico, ancora-se nos estudos do letramento e da semiótica discursiva, tendo como objetivo principal analisar os usos do digital como estratégia de ensino de leitura e escrita colaborativa, numa turma da educação básica em escola no norte do Tocantins. Como pesquisa participante, mobilizou docentes da escola em oficinas pedagógicas, com a finalidade de apreenderem usos da tecnologia digital no ensino. A intervenção pedagógica mobilizou oito professores da escola-campo, além dos 18 alunos da turma-alvo. Adotaram-se o método dedutivo e como técnicas de coleta de dados: questionários, entrevistas, diário de campo, observação em sala e intervenção pedagógica, bem como áudios transcritos das oficinas. Para análise dos dados, mobilizou-se a semiótica discursiva, privilegiando o nível narrativo e as problemáticas da interação suscitadas pela sociossemiótica. O corpus constituiu-se de entrevistas, produções escritas dos alunos, postagens no blog, transcrições dos áudios das oficinas e um arquivo do Google Docs. Inicialmente, evidenciava-se uma relação de disjunção dos sujeitos-professores e sujeitos-alunos ante a tecnologia digital, seja no que diz respeito aos usos privados, seja no que concerne aos usos escolares. Nessa direção, o trabalho visou a levá-los a superar esse estado disjuntivo, mediante diferentes estratégias.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-31
How to Cite
FERREIRA RODRIGUES, . M.; DA SILVA, L. H. O. Práticas de letramento digital na escola: o blog como estratégia de ensino e formação de professores. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 298–326, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-14. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35331. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.