A Prova Brasil como instrumento de avaliação e planejamento de práticas escolares relativas à proficiência leitora

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-4

Keywords:

Prova Brasil, Práticas Escolares, Proficiência, Consequências sociais.

Abstract

Neste artigo, refletimos o efeito retroativo da Prova Brasil, considerando-a como instrumento de política de gerenciamento e planejamento de práticas escolares relativas à proficiência leitora, em três escolas municipais da rede pública de ensino na cidade de Ipiaú-BA. Buscamos apresentar os impactos ou consequências sociais que a Prova Brasil pode exercer sobre o cotidiano das práticas escolares no tocante aos planejamentos em leitura das três escolas. O estudo, caracterizado como pesquisa qualitativa e quantitativa, voltou-se para a análise das práticas escolares em cotejo com os índices da Prova Brasil dessas escolas, referentes às duas últimas aplicações da Prova Brasil anos 2011/2013, sob a luz da Teoria do Efeito Retroativo. Os resultados revelaram que a Prova Brasil, no contexto estudado, não exerce efeito retroativo - nem positivo nem negative - no ensino-aprendizagem, tendo em vista que não há relação entre esse instrumento avaliativo e as práticas de ensino desenvolvidas pelas respectivas escolas. Comprovou-se também que o alcance das metas do índice de Desenvolvimento da Educação Básica não significa necessariamente o aumento da proficiência em leitura, pois verificou-se que os índices alcançados pelas escolas pesquisadas estão abaixo do ponto de corte da escala de proficiência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica. 

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Author Biography

Denise Queiroz Queiroz Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Letras- Linguagens e Letramentos

Published

2016-12-31

How to Cite

QUEIROZ SANTOS, D. Q.; FERREIRA, . A Prova Brasil como instrumento de avaliação e planejamento de práticas escolares relativas à proficiência leitora. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 65–87, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35284. Acesso em: 22 jul. 2024.