A produção de textos no Ensino Fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n2a2016-8Keywords:
Ensino da escrita, Produção de textos, Sequência Didática, Carta de reclamaçãoAbstract
Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que tem como objetivo principal a aplicação de uma sequência didática para trabalhar com um gênero da ordem do argumentar: a carta de reclamação, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O propósito maior é desenvolver nos alunos habilidades de leitura e escrita como práticas sociais imprescindíveis em nossa sociedade letrada. A proposta parte da concepção de escrita como processo (VIEIRA, 2005) e fundamenta-se no modelo de sequência didática (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Com os resultados alcançados, constata-se que o trabalho com a sequência didática, além de melhorar o desempenho na produção de textos escritos, proporciona o (re)conhecimento do gênero, conforme defendem os autores do modelo de SD. A experiência possibilita verificar avanços nas produções dos alunos tanto em relação à apropriação dos elementos prototípicos da carta de reclamação quanto à habilidade do processo de escrita, além de favorecer a percepção de um maior estímulo dos estudantes com o desenvolvimento de um projeto próprio para a produção de textos. Nesse sentido, espera-se contribuir com professores de Língua Portuguesa, tanto no que se refere ao ensino da produção de textos quanto no que toca à busca de novas alternativas para potencializar habilidades nos estudantes e aumentar a motivação para que escrevam com mais propriedade e com mais frequência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-15
How to Cite
PAIVA, H. M. F.; ZAVAM, A. S. A produção de textos no Ensino Fundamental: desenvolvendo a competência escrita por meio de sequência didática. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 2, p. 158–186, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v32n2a2016-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35235. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.