Análise do encaminhamento de atividades para a prática de análise linguística em livro didático do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-1Keywords:
Livro didático, Ensino Fundamental, Análise linguísticaAbstract
O livro didático distribuído gratuitamente aos alunos de escolas públicas do país constitui-se, em grande parte das vezes, como o principal material de apoio utilizado pelos professores da Educação Básica. Diante dessa realidade, a proposta deste artigo é analisar algumas atividades voltadas para o ensino de leitura, especificamente no que se refere à proposta da prática de análise linguística em gêneros textuais do livro do 9º ano do Ensino Fundamental intitulado Jornadas.port, das autoras Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2012), buscando estabelecer relações com a concepção de linguagem apresentada no Manual do Professor. A análise das seções selecionadas - Recursos linguísticos; Reflexão sobre a língua; e Fique atento... - tiveram como foco, além do conteúdo apresentado no Manual do Professor, os contrastes entre o ensino normativo e o ensino reflexivo (análise linguística). Constatou-se, a partir das análises, que o livro em questão privilegia encaminhamentos e atividades condizentes com a proposta de análise linguística, na seção Recursos linguísticos, e com o ensino de regras gramaticais, nas seções Reflexão sobre a língua e Fique atento..., estabelecendo, portanto, na maior parte dos encaminhamentos, um direcionamento voltado para o ensino normativo.
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