Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-9Keywords:
Produção escrita. Gêneros discursivos. Sequência didática.Abstract
Embora  os construtos teóricos sobre produção escrita de gêneros discursivos já tenham sido amplamente divulgados na última década, o trabalho com escrita nas aulas de Língua Portuguesa ainda impõe um desafio aos professores. Diferentes condições de acesso  às informações sobre o tema geram dúvidas, frequentemente manifestadas em cursos de formação e de atualização docente, tais como: (i) Qual a diferença da antiga redação para a atual proposta de produção escrita de gêneros discursivos? (ii) Que conhecimentos são necessários para a produção escrita de um gênero discursivo? (iii) Como desenvolver projetos de produção escrita de gêneros discursivos em sala de aula?   Por esse motivo, a de abordagem do assunto ainda se justifica.  Assim, os objetivos deste artigo são:  apresentar uma síntese de fundamentos teóricos que respondam às duas primeiras perguntas citadas e apresentar um modelo didático de análise de gêneros e de projeto de leitura e produção escrita, exemplificado por meio de três sequências didáticas  já desenvolvidas com sucesso em salas de aula dos ensinos fundamental e médio. Conclui-se que assim se pode contribuir para práticas pedagógicas teoricamente bem fundamentadas e viáveis para o desenvolvimento da capacidade de produção escrita dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.