Formas de subjetividade e intersubjetividade da lingua inglesa e efeitos para o ensino
Abstract
O objetivo deste artigo é definir que tipo de relações - subjetiva ou intersubjetiva - entre locutor e interlocutor, por meio dos verbos "feel" (sentir) e "believe" (acreditar/crer). Acredita-se que o estudo desses verbos possibilita uma percepção sobre o ensino de língua inglesa de forma ampla e significativa. Utilizamos como referência os pressupostos da Linguística Enunciativa fundada por Émile Benveniste, em especial os termos enunciação, interlocução, bem como projeção do sujeito em seu discurso a partir da relação entre homem, pessoa e sujeito. Procedeu-se, então, a uma análise sintática e semântica dos referidos verbos, considerando seu uso nas frases obtidas. Além disso, procedeu-se a uma análise de uma situação de ensino de escrita em um curso de língua inglesa. Um dos principais resultados indica que a atividade que contempla, tanto a dimensão do feel quanto a do believe é mais eficiente do que a atividade que se atém a apenas um dos termos.Downloads
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Published
2013-09-03
How to Cite
SILVA, S.; MASCARELO, M. Formas de subjetividade e intersubjetividade da lingua inglesa e efeitos para o ensino. Letras & Letras, Uberlândia, v. 29, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25923. Acesso em: 23 nov. 2024.
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