Pontuação em foco: a eficácia do ensino da pontuação e leitura na escrita de alunos do nono ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Elisangela Santos de Andrade Oliveira
  • Vera Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-6

Palavras-chave:

Pontuação, Prosódia, Ensino Fundamental, Intervenção didática

Resumo

O propósito deste trabalho é investigar a existência de correlações entre variações melódicas e o emprego dos sinais de pontuação em textos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Planalto, Bahia. Também busca apresentar a elaboração/implementação de uma proposta de intervenção didática centrada no desenvolvimento de atividades relacionadas aos usos da pontuação e sua inter-relação com aspectos prosódicos. Os resultados iniciais desta pesquisa e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes à elaboração de modelos/sequências didáticas nortearam a elaboração da proposta didática "Pontuação em foco" aqui apresentada. Tal proposta, cujo objetivo é promover uma melhor compreensão dos usos e finalidades da pontuação em textos escritos e uma maior percepção dessas possíveis correlações entre variações melódicas e o emprego da pontuação, foi aplicada a dois grupos distintos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - o grupo teste, submetido à intervenção didática; e o grupo controle, não submetido à intervenção. Os resultados indicam que esta proposta didática, de modo geral, reúne recursos e estratégias adequados aos propósitos que a alicerçam, configurando-se, portanto, como um material de relevante aplicabilidade para o ensino da pontuação.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, E. S. de A.; PACHECO, V. Pontuação em foco: a eficácia do ensino da pontuação e leitura na escrita de alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 145–173, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/8. Acesso em: 24 jun. 2024.