Pontuação em foco: a eficácia do ensino da pontuação e leitura na escrita de alunos do nono ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-6Palavras-chave:
Pontuação, Prosódia, Ensino Fundamental, Intervenção didáticaResumo
O propósito deste trabalho é investigar a existência de correlações entre variações melódicas e o emprego dos sinais de pontuação em textos escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Planalto, Bahia. Também busca apresentar a elaboração/implementação de uma proposta de intervenção didática centrada no desenvolvimento de atividades relacionadas aos usos da pontuação e sua inter-relação com aspectos prosódicos. Os resultados iniciais desta pesquisa e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais referentes à elaboração de modelos/sequências didáticas nortearam a elaboração da proposta didática "Pontuação em foco" aqui apresentada. Tal proposta, cujo objetivo é promover uma melhor compreensão dos usos e finalidades da pontuação em textos escritos e uma maior percepção dessas possíveis correlações entre variações melódicas e o emprego da pontuação, foi aplicada a dois grupos distintos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - o grupo teste, submetido à intervenção didática; e o grupo controle, não submetido à intervenção. Os resultados indicam que esta proposta didática, de modo geral, reúne recursos e estratégias adequados aos propósitos que a alicerçam, configurando-se, portanto, como um material de relevante aplicabilidade para o ensino da pontuação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.