A redefinição da profissão docente e da compreensão da prática pedagógica

Autores/as

  • Kátia Kellen Batista Balbino Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosane Rosane Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51232

Palabras clave:

Educação, Redefinição docente, Práticas pedagógicas

Resumen

O presente artigo objetivou fazer uma análise crítica sobre a redefinição da profissão do docente frente às práticas pedagógicas da atualidade, com base em uma revisão sistemática da bibliografia pertinente ao tema. Observou-se, inicialmente, que a educação é uma das áreas do conhecimento que vem passando por significativas mudanças nos últimos anos, visando quebrar as amarras com o ensino tradicional que já não atende às demandas dos alunos e da sociedade como um todo. Os paradigmas conservadores em relação às práticas pedagógicas estão cedendo lugar à construção de novos conhecimentos e práticas, para se adequar às novas demandas que surgem com a era do conhecimento, da informação e comunicação. Nesse sentido, o docente também tem que se adequar às mudanças que ocorrem no mundo e na educação, pois dentre os atores da educação, o professor é um dos principais responsáveis pela transformação social na educação promovendo a aprendizagem efetiva do aluno. Contudo, percebeu-se que nem todos os educadores (docentes) estão aptos à redefinição da prática docente, ou seja, adotar uma conduta sempre voltada para o seu próprio aprendizado e, consequentemente, para a formação continuada. As escolas brasileiras, pela crise que assola a educação, tampouco estão preparadas para promover o aperfeiçoamento dos docentes. Dessa forma, concluiu-se que a redefinição da profissão do docente diante da compreensão das novas práticas pedagógicas é um desafio a mais para a educação, sendo que o seu alcance depende de vontade política e, também, da própria força de vontade do professor em ensinar.

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Biografía del autor/a

Kátia Kellen Batista Balbino, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Rosane Rosane Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Secretária da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2019-10-24