GESTOR ESCOLAR E GESTÃO PARTICIPATIVA

Autores/as

  • Marcia Guimarães de Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Mariana Batista do Nascimento Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49625

Palabras clave:

Gestor escolar, concepções, participação

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a gestão educacional, o papel do gestor para conferir um caráter ético ao processo educativo, através de pesquisa qualitativa tendo como referência os seguintes autores: Libâneo, Lück, Cury, Paro, Moran, Moreno, Ferreira e outros. No contexto educacional, a cada dia, é mais evidente, que cada indivíduo exerce papel fundamental na construção da identidade da escola e ela contribui para a formação de todos que participam do processo educativo. Como as políticas educacionais, sociais e econômicas influenciam a escola e, consequentemente a atuação do gestor, é fundamental que se discuta o papel desse gestor, o seu espaço de atuação e a relevância dessa atuação nas interações com os demais sujeitos da escola a fim de se alcançar os objetivos de ensino. Apreende-se, portanto, que para gerir a escola e a educação de hoje, é preciso compreender os significados abrangentes da gestão que vão além de organizar e dirigir espaços físicos da escola. É preciso ultrapassar as formas meramente racionais, técnicas e mecânicas para possibilitar ao educando tornar-se mais humano, ao ter acesso aos conteúdos de ensino. e de suas escolas. É preciso entender que a gestão se dá no processo de ensino-aprendizagem, na aquisição do conhecimento, nas relações interpessoais e pedagógicas que se manifestam no interior da escola e na sala de aula e que a capacidade de liderança desse gestor influencia, em boa parte, a qualidade, funcionamento e eficácia da escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Guimarães de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

Citas

BORDIGNON, G.; GRACINDO, R.V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M.A.S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.
CURY, C.R.J. "Gestão democrática" da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed – Goiânia,: MF Livros, 2008.

LUCK, Heloísa. A escola Participativa: o trabalho do gestor. [et al.]. 5.ed – Petrópolis,RJ : Vozes, 2008.

MORAN, Edgar. Gerenciamento nas organizações. Disponível em: HTTP://www.eca.usp.br/prof/moran/organiz.htm Acesso em: 20 mar 2009.

MORENO, Luiz Carlos. O gerente educador e a liderança. RH.com.br. Disponível em: HTTP://www.rh.com.br/Portal/Liderança/Artigo/3769/o-gerente-educador-e-a-lideranca.html Acesso em: 20 mar 2009.

PARO, V.H. Administração escolar: introdução crítica. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

PARO, Henrique Vitor. Gestão democrática da escola pública. 3.ed – São Paulo,SP : Ática, 2008.
SILVA JÚNIOR, C.A. O espaço da administração no tempo da gestão. In: MACHADO, L.M.; FERREIRA, N.S.C. (Org.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Publicado

2019-07-16