ATENDIMENTO AS ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO - AH/SD:

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Maria Isabel de Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • a
  • Cleusa Aparecida Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49623

Palabras clave:

Atendimento Educacional Especializado, Altas Habilidades/Superdotação, Educação Inclusiva

Resumen

Este artigo apresenta de forma objetiva uma discussão sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) numa perspectiva da Educação Inclusiva, sua função, objetivo, estrutura e relevância para complementação/suplementação no processo de escolarização dos alunos público da Educação Especial, em específico para aqueles com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Embora o AEE se constitua legalmente em uma das condições para a inclusão escolar desses alunos, ainda persistem dúvidas quanto aos procedimentos e organizações de programas e de serviços que lhes proporcionem pleno desenvolvimento junto à escola comum regular. De certa forma, isto pode favorecer para que as necessidades dos alunos com AH/SD sejam negligenciadas, podendo resultar em um significativo desperdício de seus potenciais. Nesse sentido, procuramos mostrar que o AEE enquanto serviço da educação especial pode contribuir com a escola regular e alunos para que seja assegurada uma ambiência que lhes possibilite o enriquecimento curricular em todos os estilos e características de suas habilidades e talentos.

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Biografía del autor/a

Maria Isabel de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

a

Mestre em Comunicação visual

Cleusa Aparecida Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

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Publicado

2019-07-16