PRÁTICA PEDAGÓGICA:

AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Maria das Graças Carvalho Vilela UFU
  • Thais Coutinho de Souza Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48721

Palabras clave:

Inclusão Escolar, Prática Pedagógica, Educação Básica

Resumen

O presente artigo trata das dificuldades que o professor regente encontra em desenvolver uma prática pedagógica diária voltada para a inclusão escolar. Assim sendo, teve-se como principal objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, de ordem, física, intelectual e psicológica. De modo específico este estudo buscou ainda, descrever o processo histórico de inclusão escolar e a falta de formação adequada por parte do professor para receber o aluno com deficiência em sala de aula. Sem dúvida, a inclusão escolar é um dos maiores desafios que o professor se depara no desempenho de sua função, pois envolve não só o aluno com alguma necessidade educacional, física, intelectual ou psicológica especiais, como também envolve a escola, a família, a sociedade. Por essa razão, pesquisar sobre o processo de inclusão escolar é algo imprescindível e bastante justificável, tendo em vista que não basta inserir o aluno na sala de aula regular, é necessário se preocupar principalmente com o seu desenvolvimento e ter um acompanhamento cotidiano de sua aprendizagem, uma elaboração pedagógica satisfatória, no intuito de valorizar suas potencialidades e propiciar sua interação os demais alunos. Para desenvolver essas reflexões foram utilizados os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental, que permitiram uma apreciação analítica dos textos, esboços, leis, decretos e portarias. A partir das análises é possível concluir que as dificuldades pedagógicas surgem como resultado da ausência de uma reflexão rigorosa por parte do professor sobre suas práticas e sobre a sua necessidade de formação.

 

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Biografía del autor/a

Maria das Graças Carvalho Vilela, UFU

Especialista em coordenação pedagógica

Thais Coutinho de Souza Silva, UFU

Doutora em Educação

Publicado

2019-05-17