UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ACESSO E EXCLUSÃO
Keywords:
Ensino Superior, Educação a Distância, Tecnologias e Educação.Abstract
Refletir sobre os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD a partir de uma experiência como formuladoras do material didático e de acompanhamento aos alunos é a proposta de nosso artigo. O desafio que encontramos hoje está em criar condições para que esta modalidade de educação ultrapasse a transmissão da informação. Neste sentido, a interação entre alunos e alunos, professores e alunos ainda é um desafio. Alguns fatores devem ser lembrados e incorporados como desafios para os docentes, coordenadores de cursos e gestores na modalidade a distância. Entre eles, está o contexto social em que o aluno se encontra. Dentre os relatos dos alunos sobre a experiência vivida na oferta de um curso de especialização a distância, destaca-se a falta de conhecimento e domínio das tecnologias. Isto também pode significar que as dificuldades tecnológicas dos alunos estão associadas aos processos formativos escolares e com a educação como um todo. Um curso na modalidade a distância traz como possibilidade ao sujeito, o fato de poder em sua singularidade e em seu espaço e tempo particular de vida, ter acesso ao conhecimento, a informação, a educação. No entanto, ao nos relacionar com as inovações tecnológicas, é necessário ainda pensar sobre a relação destas com as inovações pedagógicas. Isto implica em dizer que ainda é necessário pensar em termos institucionais, sobre o que significa esta modalidade de ensino e suas implicações, principalmente nas concepções sobre ensino, aprendizagem, estudo e gerenciamento de processos educativos. A compreensão da educação a distância está inserida numa categoria maior, ou seja, é educação. Do contrário, permanecerá o desconforto de professores, alunos e gestores de se trabalhar com a modalidade e qualificá-la.
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