Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi

Contenu principal de l'article

Maria Laura Magalhães Gomes
Diogo Alves de Faria Reis

Résumé

Resumo
O artigo apresenta nossas interpretações sobre práticas educativas desenvolvidas na formação de docentes para os anos iniciais da educação escolar, no que se refere à Matemática, em Minas Gerais, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos do Arquivo Pessoal Alda Lodi (APAL). A análise realizada mostra que as concepções e práticas de Alda Lodi oscilaram entre o inovador e o tradicional no que concerne ao ensino da metodologia da aritmética para as professoras primárias, na Escola de Aperfeiçoamento e no curso de Administração Escolar. Na complexa combinação de elementos escolanovistas e tradicionais que Alda Lodi usou para conduzir a formação docente, assume papel relevante o fato de ter sido católica fervorosa e ter exercido sua atuação numa sociedade conservadora na qual o catolicismo era forte e poderoso.
Palavras-chave: História da Educação Matemática no Brasil, Escola Nova, Alda Lodi, Metodologia da Aritmética.

Teaching to teach Arithmetics according to New Education in Minas Gerais: an investigation in Alda Lodi's personal archive

Abstract
The article presents our interpretation of educational practices developed in the training of teachers for the early years of elementary education, with regard to mathematics, in Minas Gerais, in the 1930s and 1940s. The sources for our research were documents of Alda Lodi's personal archive. Our analysis shows that the concepts and practices of Alda Lodi oscilated between the innovative and the traditional with respect to the teaching of methodology of arithmetic for primary teachers, in Escola de Aperfeiçoamento and Curso de Administração Escolar. In the complex combination of New Education characteristics and traditional elements used by Alda Lodi, an important role is played by Catholicism.
Keywords: History of mathematics education in Brazil, New Education, Alda Lodi, Arithmetic Methodology.

Enseñar a enseñar la Aritmética a la luz de las perspectivas escolanovistas en Minas Gerais: una investigación en el archivo personal Alda Lodi

Resumen
El artículo presenta nuestras interpretaciones sobre prácticas educativas desarrolladas en la formación de docentes para los años iniciales de la educación escolar, en lo que se refiere a las Matemáticas, en Minas Gerais, en las décadas de 1930 e 1940, a partir de documentos del Archivo Personal Alda Lodi (APAL). El análisis realizado muestra que las concepciones y prácticas de Alda Lodi oscilaron entre lo innovador y lo tradicional en lo que concierne a la enseñanza de la metodología de la aritmética para las profesoras primarias, en la Escuela de Perfeccionamiento y en el curso de Administración Escolar. En la compleja combinación de elementos escolanovistas y tradicionales que Alda Lodi uso para conducir la formación docente, asume papel relevante el hecho de haber sido una fervorosa católica y haber ejercido su actuación en una sociedad conservadora en la cual el catolicismo era fuerte y poderoso.
Palabras-clave: Historia de la Educación, Matemática en Brasil, Escuela Nueva, Alda Lodi, Metodología de la Aritmética.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Gomes, M. L. M., & Reis, D. A. de F. (2017). Ensinar a ensinar a Aritmética à luz das perspectivas escolanovistas em Minas Gerais: uma investigação no arquivo pessoal Alda Lodi. Cadernos De História Da Educação, 16(1), 235–257. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38270
Rubrique
Articles
Bibliographies de l'auteur-e

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: mlauramgomes@gmail.com.

Diogo Alves de Faria Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG. E-mail: diogofaria.ufmg@gmail.com.