História da Educação de Adolescentes e Adultos: campanhas de alfabetização, escolas noturnas e representações do analfabeto e de analfabetismo em Uberlândia-MG (1947-1963)
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi apreender a história da educação de adolescentes e adultos no município de Uberlândia-MG no período de 1947 - 1963, quando foi deflagrada e implantada a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) em todo território nacional. Discutimos a trajetória da CEAA, as características das escolas noturnas da cidade e as representações construídas e divulgadas pela imprensa sobre os sujeitos analfabetos e o analfabetismo. Consultamos jornais, diários de classe, livros de matrículas, atas de reuniões das escolas noturnas e livro de ponto dos professores. A CEAA produziu representações depreciativas do analfabeto; os jornais, por sua vez, enfatizaram essas representações e as incrementaram, visto que eram utilizados como estratégia para se conseguir voluntários e comover empresas e instituições para atuar no que seria "a salvação nacional". Para além dessas representações, o desprestígio dos sujeitos analfabetos se expressava também na precariedade das escolas noturnas que os atendiam.
Palavras chave: Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, Analfabeto, Escolas noturnas.
History of Education of Adolescents And Adults: literacy campaigns, night schools and representations of illiterate and
illiteracy in Uberlandia-MG (1947-1963)
Abstract
This research aimed at learning about the history of education of adolescents and adults in Uberlândia-MG from 1947 to 1963, when the Education Campaign of Adolescents and Adults (CEAA) was introduced nationwide. We discuss CEAA's history, the characteristics of night schools in the city, and representations built and published in the press on illiterate subjects and illiteracy as well. We have consulted newspapers, class diaries, enrollment books, meeting minutes of night schools and teachers registering books. CEAA produced derogatory representations of the illiterate; newspapers, in turn, emphasized those representations and increased them, since they were used as a strategy to achieve voluntaries and move companies and institutions to act in what would be a "national salvation". In addition to those representations, the unimportance of illiterate subjects was also expressed in the precariousness of night schools.
Keywords: Education Campaign of Adolescents and Adults, Illiterate, Night School.
Historia de la Educación de Adolescentes y Adultos: Campañas de alfabetización, escuelas nocturnas y representaciones del analfabeto y del analfabetismo en Uberlândia-MG (1947-1963)
Resumen
El objetivo de esta investigación fue aprehender la historia de la educación de adolescentes y adultos en el municipio de Uberlândia-MG en el periodo de 1947 - 1963, cuando fue deflagrada e implantada la Campaña de Educación de Adolescentes y Adultos (CEAA) en todo territorio nacional. Discutimos la trayectoria de la CEAA, las características de las escuelas nocturnas de la ciudad y las representaciones construidas y divulgadas por la prensa sobre los sujetos analfabetos y el analfabetismo. Consultamos periódicos, diarios de clases, libros de matrículas, actas de reuniones de las escuelas nocturnas y libro de asistencia de los profesores. La CEAA produjo representaciones depreciativas del analfabeto; los periódicos, por vez, enfatizaron esas representaciones y las incrementaron, visto que eran utilizados como estrategia para conseguirse voluntarios y conmover empresas e instituciones para actuar en el que sería "la salvación nacional". Para más allá de esas representaciones, el desprestigio de los sujetos analfabetos se expresaba también en la precariedad de las escuelas nocturnas que los atendían.
Palabras clave: Campaña de Educación de Adolescentes y Adultos, Analfabeto, Escuelas nocturnas.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).