"EDUCAÇÃO CHRISTÃ DA MOCIDADE": REGULAMENTAÇÃO DA VIDA ESCOLAR EM COLÉGIOS CATÓLICOS DE MINAS GERAIS (1863-1911)
Contenu principal de l'article
Résumé
Regimentos escolares auxiliam na compreensão tanto de aspectos disciplinares das instituições ou do contexto sócio-educativo de sua época, como sobre questões organizativas, financeiras, higiênicas e pedagógicas. Foram utilizados regulamentos do Collegio de Macaúbas (Santa Luzia, 1863), do Episcopal Collegio do Bom Jesus (Congonhas do Campo, 1896), das Escolas Dom Bosco (Cachoeira do Campo, 1896) e do Colégio Marista Diocesano (Uberaba, 1911). Por meio da análise, nota-se: preocupação com a formação moral e cristã; vigilância e acompanhamento constantes; práticas religiosas que reforcem o catolicismo; preocupação com questões financeiras, voltadas para a manutenção dos estabelecimentos; cumprimento dos programas oficiais de ensino; administração do tempo e do comportamento; controle dos objetos portados pelos estudantes. Percebe-se, inclusive, certa homogeneidade de delineamentos no interior dos princípios regimentais, caracterizando-se os mesmos como mecanismo de domínio da igreja católica sobre a formação das mentes pelo que é chamada nos documentos de "educação christã da mocidade".
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Neto, W. G. (2014). "EDUCAÇÃO CHRISTÃ DA MOCIDADE": REGULAMENTAÇÃO DA VIDA ESCOLAR EM COLÉGIOS CATÓLICOS DE MINAS GERAIS (1863-1911). Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-6
Numéro
Rubrique
Dossiê: dimensões laico e religiosas no espaço Luso-Brasileiro nos séculos XIX e XX
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).