Temas e investigaciones en la historia de la educación en la Amazonía colonial
Contenido principal del artículo
Resumen
O livro “História da Educação na Amazônia Colonial: instituições e práticas educativas” é resultado do IX Seminário GHEDA – Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia –, ocorrido em 2019, que reuniu pesquisadores apresentando suas pesquisas no âmbito da História da Educação. Tendo como motivação o fato de ser o período colonial brasileiro ainda pouco explorado por pesquisadores, a obra tem como objetivos socializar pesquisas sobre congregações religiosas e educação na Amazônia; refletir sobre o cotidiano, rituais e sociabilidades; e incentivar estudos no campo da história da educação escolar e não escolar na Amazônia. Na obra, estruturada pelas pesquisadoras Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Maria do Perpétuo Socorro Gomes Avelino de França e Jane Elisa Otomar Buecke, constam: a apresentação das organizadoras; o prefácio do historiador Mauro Cezar Coelho, que, ao discorrer sobre a contribuição do objeto de análise desta resenha, destaca que não se trata de uma história das ações metropolitanas, mas sim, das várias práticas educativas experimentadas pelos habitantes da região; seis capítulos; índice remissivo; notas sobre os autores e autoras.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Citas
ALBUQUERQUE, Maria Betânia B.; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de.; BUECKE, Jane Elisa Otomar (Orgs.). História da Educação na Amazônia Colonial: instituições e práticas educativas. Curitiba: CRV, 2021. 132 p