El lugar de la enseñanza de la asignatura Historia de la Educación en la Escuela Normal Oficial de Uberaba: una mirada a su trayectoria, percances y descubrimientos

Contenido principal del artículo

Marlon César Silva

Resumen

A obra intitulada “O Ensino de História da Educação na Escola Normal: entre o prescrito e a realidade escolar (Uberaba, Minas Gerais, 1928-1970)”, de autoria de Rosângela Maria Castro Guimarães, foi publicada em 2016 pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), na série “Monografias” da coleção “História, Pensamento e Educação”. A obra foi lançada no formato 16 x 23 cm, em papel pólen, o que confere um tom amarelado às páginas e favorece o descanso visual. Apresenta iconografia relevante à discussão empreendida e gráficos analíticos construídos pela própria autora a partir de documentos encontrados durante a investigação, os quais foram transformados em documentos essenciais para a validação de fontes documentais. A imagem de capa apresenta fotografia em preto e branco, apresentando discentes e docentes da Escola Normal na estação ferroviária, antes da partida para uma excursão a Uberlândia, datada de04 de outubro de 1935.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva, M. C. (2023). El lugar de la enseñanza de la asignatura Historia de la Educación en la Escuela Normal Oficial de Uberaba: una mirada a su trayectoria, percances y descubrimientos. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–231. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-231
Sección
Reseñas
Biografía del autor/a

Marlon César Silva, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7585-4110
http://lattes.cnpq.br/5589451996732937
smarloncesar@gmail.com

Citas

ANDRADE, Maria do Carmo Dufles. Programa de História e Filosofia da Educação. Belo Horizonte: Instituto de Educação de Minas Gerais, 1947, 5.p. (Impresso datilografado).

CHERVEL, André. História das Disciplinas escolares. Teoria e Educação, n. 2, Porto Alegre - Panorâmica, 1990.

GUIMARÃES, Rosângela Maria Castro. O Ensino de História da Educação na Escola Normal. Entre o prescrito e a realidade escolar (Uberaba, Minas Gerais, 1928-1970). Série Monografias, v.4. Coleção História, Pensamento e Educação.Uberlândia: Edufu, 2016. 274p.

JUNQUEIRA, Noemy. Algumas considerações sobre a natureza da atenção e sua influência nos processos educativos. Monografia de conclusão do Curso de Aplicação da Escola Normal Oficial de Uberaba. Manuscrito, 1935.

MAGALHÃES, Justino. Para a história do ensino Liceau em Portugal: Atas e colóquios do I Centenário da Reforma Jaime Moniz (1894-1895). Braga: Universidade do Minho, 1999.

NÓVOA, Antônio. História da Educação: percursos de uma disciplina. Análise Psicológica, n.4 (XIV), 1996.p. 417-434.