El ambiente de la escuela más allá del espacio físico: análisis de sus transformaciones en diferentes perspectivas

Contenido principal del artículo

Rita de Cassia Gallego

Resumen

Ana Laura Godinho Lima e Valéria Cazetta, ao organizarem o livro O Ambiente escolar em transformação, publicado pela Editora Alínea, oferecem uma contribuição bastante original e generosa ao campo educacional. Tal originalidade e generosidade pautam-se em algumas características que considero peculiares: versa acerca de uma temática pouco explorada (ambiente escolar), ainda que seja extremamente importante; os/as autores/as são tanto por pesquisadores/as, em diferentes momentos da carreira acadêmica, quanto docentes e discentes que atuam na Educação Básica, aspecto esse que considero remarcável; percepção essa também expressa por Natália Gil, em seu instigante Posfácio. Essa configuração permitiu uma análise do objeto central da obra – ambiente escolar – por várias perspectivas: Educação (especialmente História da Educação e Psicologia da Educação), Medicina, Geografia, Arquitetura, Psicanálise e dos sujeitos que atuam na Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gallego, R. de C. (2023). El ambiente de la escuela más allá del espacio físico: análisis de sus transformaciones en diferentes perspectivas. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–233. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-233
Sección
Reseñas
Biografía del autor/a

Citas

AQUINO, Julio Groppa; BOTO, Carlota. Inovação pedagógica: Um novo-antigo imperativo. Educação, Sociedade e Culturas, [S. l.], n. 55, p. 13–20, 2019.

AZANHA, José Mário Pires. Uma reflexão sobre a Didática. In: 3º Seminário “A Didática em questão”, v. I. São Paulo: FEUSP, 1985.

ELLARD, Colin. A alma dos lugares – como a paisagem e o ambiente alteram o nosso comportamento e as nossas decisões, 2019.

ESCOLANO, Agustín, VIÑAO FRAGO, António. Arquitetura como programa: espaço-escola e currículo. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n° 1, jan./jun., 2001, p. 9-43.

LIMA, Ana Laura Godinho; CAZETTA, Valéria (orgs.). O Ambiente escolar em transformação. Campinas, SP: Alínea, 2022.