Docencia y política en el periodismo de Maria Mariá
Contenido principal del artículo
Resumen
A jovem pesquisadora Hebelyanne Pimentel da Silva, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas apresenta, nesse livro, o resultado de um estudo em que analisa aspectos da trajetória de Maria Mariá de Castro Sarmento (1917-1993), professora e jornalista que viveu e atuou na cidade de União dos Palmares, situada ao norte do estado de Alagoas. Apoiando-se na micro-história, especificamente nos estudos de Carlo Ginzburg (2006) e em diálogo com Arlette Farge, Michelle Perrot, Joan Scott e outros, a autora se dedica, por um lado, a contribuir com a construção da história da educação em Alagoas e, por outro, a dar visibilidade a uma personagem que, conforme tantas outras mulheres, tiveram suas ações e a própria existência relegadas ao esquecimento (PERROT, 2018).
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Citas
ARQUIVO PÚBLICO DE ALAGOAS. Catálogo de jornais. Disponível em: http://www.arquivopublico.al.gov.br/catalogos/COLECaO%20DE%20JORNAIS.pdf/view. Acesso em 29/07/2021.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: EDUSP, 2009.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 1. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mu¬lheres e prisioneiros. 8. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
SCOTT, Joan Wallach. História das mulheres. In.: BURKE, Peter. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 2011. p. 65-98.
SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In.: RÉMOND, René. Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231- 269.