O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa (Portugal, 1883-1933): Percurso e significado de uma instituição renovadora

Conteúdo do artigo principal

Maria João Mogarro

Resumo

O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa foi inaugurado em 1 de julho de 1883, inscrevendo-se num movimento internacional de afirmação de instituições semelhantes. Adolfo Coelho dirigiu o Museu e teve um papel fundamental na sua organização; ele concebeu a sua estrutura e selecionou e comprou os seus materiais e livros. O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa, a partir de 1892 designado Museu Pedagógico de Lisboa, ilustrava bem as conceções pedagógicas e as orientações para uma renovação do ensino que marcavam o discurso pedagógico da época. Ele integrava-se na corrente internacional da moderna pedagogia, que considerava os museus pedagógicos como dispositivos fundamentais para o estudo da educação e do ensino e para a formação profissional dos professores. A reconstituição da sua biblioteca confirma o lugar do Museu na rede transnacional de circulação das ideias, nela se encontrando obras de autores de referência da pedagogia mundial, publicadas em diversas línguas.

Detalhes do artigo

Seção

Dossiê 2 - Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos

Biografia do Autor

Maria João Mogarro, Universidade de Lisboa (Portugal)

https://orcid.org/0000-0002-5841-9280
mjmogarro@ie.ulisboa.pt

Como Citar

O Museu Pedagógico Municipal de Lisboa (Portugal, 1883-1933): Percurso e significado de uma instituição renovadora. (2022). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e103. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-103

Referências

ANTT – Arquivo Nacional da Torre do Tombo (1894). Carta do director da Escola Rodrigues Sampaio, Francisco Adolfo Coelho, [ao inspector das Escolas Industriais da Circunscrição do Sul, Fonseca Benevides] datada de 25 de agosto de 1894, sobre o trabalho desenvolvido na referida escola no ano lectivo de 1893-94, condições de funcionamento e algumas propostas de alteração do mesmo, ANTT – Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, Escolas Industriais, NP 1436, n.º 20.

Câmara Municipal de Lisboa (1880-1882). Arquivo Municipal de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.

Ferreira, T. (1883). Relatório do pelouro da instrução da câmara municipal de Lisboa relativo ao ano civil de 1882. Lisboa: Tipografia de Eduardo Rosa.

Froebel. Revista de Instrução Primária (1882-1885), 24 números.

Coelho, A. (1883). A instrucção do povo em Portugal: relatório apresentado à Junta Departamental do Sul em sessão de 2 de Junho de 1883. In Congresso das Associações Portuguesas, 1, Lisboa, 1883 - Trabalhos complementares do Primeiro Congresso das Associações Portuguezas: realisado na Câmara Municipal de Lisboa desde 10 a 15 de junho de 1883: relatorios das secções da Junta Departamental do Sul. Lisboa: Typopgraphia Universal.

Coelho, A. (1892). O ensino primário superior. Lisboa: Imprensa de Lucas Evangelista Torres.

Diário de Notícias (1883, 2 de Julho), Lisboa, p. 1

Fernandes, R. (1973). As ideias pedagógicas de F. Adolfo Coelho. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Ferreira, T. (1883). Relatório do pelouro da instrução da câmara municipal de Lisboa relativo ao ano civil de 1882. Lisboa: Tipografia de Eduardo Rosa.

Figueira, M. H. (2004). Um roteiro da Educação Nova em Portugal – escolas novas e práticas pedagógicas inovadoras (1882-1935). Lisboa: Livros Horizonte.

Froebel. Revista de Instrução Primária (1882-1885), 24 números.

Leitão, C. A. Marques (1920). Trabalhos manuais educativos: instrução secundária, [S.l., s.n., ca 1920].

Lima, A. (1932). Metodologia. Lisboa: Ferin.

Lisboa, Câmara Municipal. Pelouro de Instrução. Museu Pedagógico Municipal - Ofício do director do Museu Pedagógico Municipal de Lisboa, Francisco Adolfo Coelho, para o vereador do Pelouro da Instrução, Teófilo Ferreira, datado de 8 de outubro de 1883, em que solicita autorização para efectuar um curso de pedagogia froebeliana, AML – EDUC, Gestão Administrativa das Escolas, B-040/01 (Ofício n.º 19).

Lisboa, Câmara Municipal. Pelouro de Instrução. Museu Pedagógico Municipal - Ofício (cópia) do Provedor da Instrução da Câmara Municipal de Lisboa, João José de Sousa Teles, para Francisco Adolfo Coelho, datado de 26 de novembro de 1883, sobre o envio de material solicitado para a Escola Froebel, AML – EDUC, Gestão Administrativa das Escolas, B-025/01. (Oficio n.º 574)

Machado, B. (1898). O ensino. Coimbra: Tipografia França Amado.

Magalhães, J. & Machado, J. (2003). Coelho, Francisco Adolfo. In A. Nóvoa (Dir.). Dicionário de educadores portugueses (pp. 345-357). Porto: Edições ASA.

Mogarro, M. J. (2003). Os museus pedagógicos em Portugal: história e actualidade. In V. P. Saavedra (Coord.). I Foro Ibérico de Museísmo Pedagóxico – O Museísmo Pedagóxico en España e Portugal: itinerarios, experiencias e perspectiva (pp. 85-114). Santiago de Compostela: Xunta da Galicia / Mupega – Museu Pedagóxico da Galicia.

Mogarro, M. J. (2010). Cultura material e modernização pedagógica em Portugal (sécs. XIX-XX). Educatio Siglo XXI, Facultad de Educación. Universidad de Murcia, Vol. 28, n.2, pp.89-114.

Mogarro, M. J. (Coord) (2013a). Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL.

Mogarro, M. J. (2013b). Francisco Adolfo Coelho e o Museu Pedagógico de Lisboa. In A. C. V. Mignot (Org.). Pedagogium: símbolo da modernidade educacional republicana (pp. 281-306). Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ.

Mogarro, M. J. (2020). O Museu pedagógico de Lisboa num tempo de modernização educativa e de circulação transnacional de ideias. In A. Barausse, T. F. Ermel, V. Viola (Ed.). Prospettive incrociate sul Patrimonio Storico Educativo / Perspectivas cruzadas sobre o Patrimonio Histórico Educativo / Perspectivas entralazadas en el Patrimonio Histórico Educativo (pp. 151-178). Lecce, Rovato: Pensa MultiMedia Editore.

Mogarro, M. J. & Namora, A. (2013). Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas, perspetivas multidisciplinares sobre a cultura material. In M. J. Mogarro (Coord). Educação e Património Cultural: escolas, objetos e práticas (pp. 9-44). Lisboa: Colibri/IEUL.

Mogarro, M. J. & Sanches, I. (2009). A presença de obras alemãs nas bibliotecas portuguesas: a acção pedagógica de Francisco Adolfo Coelho. In J. M. Hernández Díaz (Coord.). Influencias alemanas en la educación española e iberoamericana (1809-2009) (pp. 535-550). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema.

Otero Urtaza, E. (2004). Giner y Cossío en el verano de 1883. Memoria de una excursión inolvidable. BILE - Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, Madrid, n.º 55, octubre, pp.9-37.

Popkewitz, T. S. (2005). Inventing the modern self and John Dewey: modernities and the traveling of Pragmatism in Education. An introduction. In T. S. Popkewitz (Ed.). Inventing the modern self and John Dewey: modernities and the traveling of Pragmatism in Education (pp. 3-36). Nova York: Palgrave Macmillan.

Proença, M. C. (2011). Educar - Educação para Todos. Ensino na I República. Lisboa: Comissão Nacional para a Comemorações do Centenário da República – CNCCR, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Reis, L. A. dos (1892). O ensino público primário em Portugal, Hespanha, França e Bélgica. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.

Raven, J. (Ed.) (2004). Lost libraries: the destruction of great book collections since Antiquity. New York: Palgrave Macmillan.

Sá, V. (1978). Esboço histórico das ciências sociais em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa.

Sanches, I. (2010). Em busca de bibliotecas perdidas: a biblioteca do Museu Pedagógico Municipal de Lisboa. Dissertação de Mestrado, Departamento de Ciências Documentais (Orientação de M. J. Mogarro). Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa.

Sanches, I. (2016). A Biblioteca do Museu Pedagógico Municipal de Lisboa. Lisboa: Secretaria-Geral da Educação e Ciência.

Terenas, F. (1883). Museu pedagógico municipal de Lisboa. Froebel. Revista de Instrucção Primária, n. 16, pp. 121-123.

Toledo, M. R. A. & Mogarro, M. J. (2011). Circulação e apropriação de modelos de leitura para professores no Brasil e em Portugal: Edições pedagógicas da Companhia Editora Nacional nas bibliotecas portuguesas. In M. M. C. Carvalho & J. Pintassilgo (Orgs.). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas (pp.161-183). S. Paulo: Edusp/Fapesp.

Walker, A. (2009). The Library of Sir Hans Sloane (1660-1753): creating a catalogue of a dispersed library. In World Library and Information Congress: IFLA General Conference and Council, 75, Milan. Disponível em: https://www.ifla.org/past-wlic/2009/78-walker-en.pdf.