Paseos para dibujar, coser y pensar. Historia de la enseñanza de la geometría y sus socios

Contenido principal del artículo

Elisabete Zardo Búrigo

Resumen

Aos vinte e alguns anos de idade, a História da Educação Matemática, constituída como campo de pesquisa no Brasil e no âmbito internacional, dá sinais de maturidade. Uma profícua produção acadêmica já sustenta sínteses que se constituem, ao mesmo tempo, em suporte para a formação de professores que ensinam Matemática e para o desenvolvimento de novas investigações. O livro Histórias do ensino de Geometria nos anos iniciais e seus parceiros, de Célia Leme, faz isso e mais ainda: pela discussão das articulações entre o ensino de Geometria, Desenho, Trabalhos Manuais e Medidas, desde os 1800, no Brasil, nos convida a refletir sobre os processos complexos pelos quais matérias escolares – ou disciplinas – surgem, se modificam, fundem, separam e, eventualmente, “morrem”. É um livro, portanto, que interessa a todos nós, com formações e inserções diversas, que nos interrogamos e interessamos em compreender como os currículos escolares são reconfigurados ao longo do tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Búrigo, E. Z. . (2021). Paseos para dibujar, coser y pensar. Historia de la enseñanza de la geometría y sus socios. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e038. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-38
Sección
Revisar
Biografía del autor/a

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

http://orcid.org/0000-0003-1532-7586
http://lattes.cnpq.br/0813705231998657
elisabete.burigo@ufrgs.br

Citas

ALBUQUERQUE, Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de. Princípios do Desenho Linear compreendendo os de Geometria Prática pelo método do ensino mútuo. Extraídos de L. B. Francœur. Rio de Janeiro: Na Imperial Typographia de P. Plancher-Seignot, 1829.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.2, p. 117-229, 1990.

LEME DA SILVA, Maria Célia. Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. São Paulo: Editora da Física, 2021, 182p. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1ewifbYm7bqUcbZMlKCI3NmCzFAp60vE5/view

MATOS, José Manuel. Revisitando a História da Educação Matemática — fundamentos, metodologias e temáticas. In: RODRIGUES, A. et al. (Eds.). Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro em Investigação em Educação Matemática. A Aula de Matemática. Caparica: SPIEM, 2018. p. 9-25.