A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo promove breve inventário sobre a categoria etnia no campo da História da Educação, observando-se as publicações nos periódicos Revista História da Educação (UFPel, 1997), Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP, 2000), Revista Brasileira de História da Educação (SBHE, 2001) e Cadernos de História da Educação (UFU, 2002). O recorte temporal foi delimitado entre 1997 e 2011, considerando-se a primeira década de circulação de cada revista. Os periódicos foram escolhidos por contarem em seus corpos editoriais e de consultores, com pesquisadores de reconhecido mérito científico no campo. Quanto aos resultados encontrados, é preciso apontar que os artigos que abordam as questões étnicas e educação representam em média 4% do conjunto das publicações, variando esse percentual de acordo com características de cada revista. Em relação às orientações teórico-metodológicas, adotamos instrumentos da bibliometria para a consulta das revistas em formato digital além da discussão bibliográfica.
The ethnic category in brazilian history of education research: the state of art from specialized magazines
Abstract The article promotes a brief inventory on the category of ethnicity in the field of the History of Education, observing the publications in the periodicals Revista História da Educação (UFPel, 1997), Revista HISTEDBR On-line (UNICAMP, 2000), Revista Brasileira de História da Educação (SBHE, 2001) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002). The period of investigation was delimited between 1997 and 2011, considering the first decade of circulation of each magazine. The journals were chosen by the profile of their publishers and consultants, researchers of recognized scientific merit in the field. Regarding the results found, it should be pointed out that the articles dealing with ethnic and education issues represent on average 4% of all publications, varying this percentage according to the characteristics of each journal. Regarding the theoretical-methodological orientations, we adopted bibliometrics tools to consult the journals in digital format in addition to the bibliographic discussion. Keywords: Ethnicity; Educational Historiography; Magazines.
Categoría etnia en la investigacion educativa brasileña: el estado de la técnica por medio de las revistas especializadas
Resumen El artículo promueve breve inventario de la categoría étnia en el campo de la Historia de la Educación, la observación de las publicaciones en Revista História da Educação (UFPel, 1997), Revista HISTEDBR On Line (UNICAMP, 2000), Revista Brasileira de Historia da Educação (SBHE, 2001) y Cadernos de História da Educação (UFU, 2002). El marco de tiempo se definió entre 1997 y 2011, teniendo en cuenta la primera década de la circulación de cada revista. Las revistas fueron elegidos por contar en sus editoriales y organismos consultores, con investigadores de mérito científico reconocido en el campo. En cuanto a los resultados, es necesario señalar que los artículos que abordan las cuestiones étnicas y educación son en promedio un 4% de todas las publicaciones, el porcentaje que varía según las características de cada revista. En cuanto a las directrices teóricas y metodológicas, adoptado instrumentos bibliométricos para la consulta de revistas en formato digital fuera de discusión la literatura. Palabras clave: Etnicidad; Historiografía de La educación; Revistas
Descargas
Detalles del artículo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).