O município pedagógico e a constituição do sistema educacional municipal no período da intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), em Bagé/RS
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo é resultado da tese de doutoramento: A Sistematização da Educação Pública Municipal no Governo de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) no município de Bagé/RS. Nesse sentido, tem como objetivo dialogar sobre o processo de configuração do município pedagógico e do sistema educacional municipal na terceira década da Primeira República no município de Bagé/RS, bem como discutir o papel desempenhado pelo município enquanto promotor da educação primária, secundária, artística e física. Neste sentido, no processo de reconstrução da história das políticas públicas educacionais pensadas e/ou realizadas pela Intendência de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929),
subsidiamos nossas análises com base nos Relatórios Intendenciais, Relatórios de Orçamento e notícias veiculadas pelos periódicos editados na cidade de Bagé pelo prisma da metodologia histórico-crítica, constituindo um arcabouço empírico capaz de articular as relações entre o escrito e o não-escrito dos documentos.
Palavras-chave: Município Pedagógico, Sistema Educacional Municipal, Políticas Públicas de Educação.
The pedagogical municipality and constitution of the municipal educational system in the administration of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in Bagé, RS, Brazil
ABSTRACT
This article is result of the PhD research: The Systematization of Public Education in the Municipal Government of Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) in the city of Bagé/RS. In this sense, aims dialogue about the process of setting the county educational system and educational city in the third decade of the First Republic in the city of Bagé/RS,
as well as discussing the role of the municipality as a promoter of primary, secondary, artistic and physics. In this sense, the process of reconstruction of the history of educational politics designed and/or implemented by the Stewardship Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), we subsidize our analyzes based on Intendenciais reports,
budget reports and news published by journals published in the city Bagé through the prism of historical-critical methodology, providing a framework empirical able to articulate the relationship between written and non- written documents.
Keywords: City Pedagogical, Educational System Municipal, Public Policy Education.
El municipio pedagógico y la constitución del sistema educativo municipal en el período de la intendencia de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), en Bagé/RS
RESUMEN
Este artículo es el resultado de la tesis doctoral: La sistematización Educación Pública Municipal en el Gobierno de Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929) en la ciudad de Bagé/RS. En este sentido, se pretende hablar sobre el proceso de creación de consejo pedagógico y el sistema educativo municipal en la tercera década de la Primera República
en la ciudad de Bagé / RS, así como discutir el papel del municipio como promotor de primaria, secundaria, artística y física. En este sentido, el proceso de reconstrucción de la historia del pensamiento de la política pública educativa y / o llevado a cabo por Intendente Carlos Cavalcanti Mangabeira (1925-1929), subvencionamos nuestros análisis
basado en Intendenciais informes, informes sobre el presupuesto y los informes de las revistas publicadas en la ciudad Bage a través del prisma de la metodología históricocrítica, y un marco empírico capaz de articular la relación entre documentos escritos y no escritos.
Palabras clave: Condado Pedagógica, Sistema Educativo Municipal, Políticas de Educación Pública
Descargas
Detalles del artículo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).