Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA

Contenido principal del artículo

Clarissa Menezes de Souza Poubel
Leandro Garcia Pinho
Gerson Tavares do Carmo

Resumen

Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar reflexões a respeito da trajetória das políticas educacionais para jovens e adultos ao longo da história da educação no Brasil até o seu encontro com a educação profissional, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. Assim, narra-se numa perspectiva crítica vários acontecimentos e momentos importantes à efetivação da Educação de Jovens e Adultos como Modalidade de Ensino, o que ocorreu a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº9394/96, bem como a integração dessa Modalidade de Ensino com a Educação Profissional, através do Decreto n°5.478/2005, substituído após um ano pelo Decreto nº 5.840/2006, que instituiu o PROEJA.
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; PROEJA.

An area of tensions: the history of EJA to PROEJA

Abstract
This text aims to present reflections on the trajectory of educational policies for youth and adults throughout the history of education in Brazil until his encounter with professional education, through the National Program for the Integration of Vocational Education in Basic Education in the form Education for Youth and Adults - PROEJA. So, is narrated by a critical number of important events and the effectiveness of the Youth and Adult Education as a mode of instruction, which occurred from the Law of Guidelines and Bases of National Education Law No. 9394/96 time perspective as well as the integration this mode of education to professional education, through Decree No. 5.478/2005, replaced after one year by Decree 5.840/2006, which established PROEJA.
Keywords: Educational Policy; Youth and Adults; PROEJA.

Una arena de tensiones: la historia de la EJA al PROEJA

Resumen
Este texto tiene por objetivo presentar reflexiones al respecto de la trayectoria de las políticas educativas para jóvenes y adultos a lo largo de la historia de la educación en Brasil hasta su encuentro con la educción profesional, a través del Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de educación de Jóvenes y Adultos -PROEJA. Así, se narra en una perspectiva crítica varios acontecimientos y momentos importantes a la efectivación de la Educación de Jóvenes y Adultos como Modalidad de Enseñanza, lo que ocurrió a partir de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, Ley no 9394/96, bien como la integración de esa Modalidad de Enseñanza con la Educación Profesional, a través del Decreto n°5.478/2005, sustituido después de un año por el Decreto nº 5.840/2006, que instituyo el PROEJA.
Palabras-clave: Políticas Educativas; Educación de Jóvenes y Adultos; PROEJA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Poubel, C. M. de S., Pinho, L. G., & Carmo, G. T. do. (2017). Uma arena de tensões: a história da EJA ao PROEJA. Cadernos De História Da Educação, 16(1), 125–140. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38242
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Clarissa Menezes de Souza Poubel, Universidade Estadual da Norte Fluminense

Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual da Norte Fluminense

Leandro Garcia Pinho, Universidade Estadual da Norte Fluminense

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz De Fora. Professor da Universidade Estadual da Norte Fluminense

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual da Norte Fluminense

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual da Norte Fluminense