O Ensino de História da Educação no Brasil: fontes e métodos de pesquisa

Contenido principal del artículo

Décio Gatti Júnior

Resumen

Resumo
Reflexão teórica e metodológica realizada a partir de experiência de investigação sobre o percurso disciplinar da História da Educação na escola secundária e superior brasileiras. De um lado, no que se refere ao exame das finalidades ideais, as fontes de investigação incluíram: as ideias educacionais veiculadas em livros, jornais e revistas; as legislações de ensino; as notícias veiculadas pela imprensa de modo geral e a pedagógica de modo particular; os programas de ensino; os manuais; etc. De outro lado, no que se refere à realidade pedagógica, as fontes incluíram: cadernos de alunos, provas escolares, iconografia, imprensa escolar; depoimentos orais; etc. A experiência de investigação comportou, primeiramente, o levantamento minucioso dos programas e dos manuais de História da Educação em circulação no Brasil desde o início da vigência da disciplina, a partir dos quais, foi possível desenvolver uma série de esforços de interpretação sobre o conteúdo definido para disseminação na disciplina. Ao lado deste esforço, outro, de maior envergadura, que se refere ao exame das práticas de ensino da disciplina História da Educação em instituições escolares específicas. As conclusões das investigações realizadas indicam o papel central de programas e manuais na formatação das finalidades ideais da disciplina História da Educação, todavia, com baixo nível de correspondência entre os objetivos fixados e a realidade pedagógica da disciplina.
Palavras-Chave: Ensino, História da Educação, Práticas Escolares.

Teaching History of Education in Brazil: research sources and methods

Abstract
Theoretical and methodological reflection from experience of investigation on the academic program of History of Education in secondary school and higher education in Brazil. Concerning examination of its ideal purposes, the sources of investigation included the educational ideals conveyed in books, newspapers, and magazines; teaching legislation; news conveyed by the press in general and pedagogical publications in particular; teaching programs; teaching manuals; etc. In contrast, concerning pedagogical reality, the sources included student notebooks, school tests, iconography, school press, oral testimony, etc. The experience of investigation included, first, a detailed survey of the teaching programs and manuals of History of Education in circulation in Brazil since the time it came into effect as an academic subject, and based on this, it was possible to develop a series of attempts at interpretation of the content defined for dissemination in the discipline. In addition to this effort is another, of greater scale, in regard to examination of teaching practices of the academic discipline History of Education in specific school institutions. The conclusions of investigations undertaken indicate the central role of programs and manuals in establishing the ideal purposes of the discipline History of Education; however, the established objectives did not greatly correspond to the pedagogical reality of the discipline.
Keywords: Teaching, History of Education, School Practices.

La enseñanza de Historia de la Educación en Brasil: fuentes y métodos de investigación

Resumen
Reflexión teórica y metodológica realizada a partir de la experiencia de investigación sobre el itinerario disciplinar de la Historia de la Educación en la escuela secundaria y superior brasilera. De un lado, en lo que se refiere al examen de las finalidades ideales, las fuentes de investigación incluyeron: las ideas educativas vehiculadas en libros, periódicos y revistas; la legislación sobre la enseñanza; las noticias vehiculadas por la prensa de modo general y la pedagogía de modo particular; los programas de enseñanza; los manuales; etc. De otro lado, en lo que se refiere a la realidad pedagógica, las fuentes incluyeron; cuadernos de alumnos, pruebas escolares, iconografía, prensa escolar; declaraciones orales; etc. La experiencia de investigación incluyo, primeramente, el levantamiento minucioso de los programas y de los manuales de Historia de la educación en circulación en Brasil desde el inicio de la vigencia de la disciplina, a partir de los cuales, fue posible desarrollar una serie de esfuerzos de interpretación sobre el contenido definido para diseminación en la disciplina.
Palabras-clave: Enseñanza, Historia de la Educación, Practicas Escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Júnior, D. G. (2017). O Ensino de História da Educação no Brasil: fontes e métodos de pesquisa. Cadernos De História Da Educação, 16(1), 064–088. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38239
Sección
Dossiê: Produção de conhecimentos, difusão e ensino na (e da) História da Educação
Biografía del autor/a

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Titular de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Beneficiário do Edital Universal do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. E-mail: degatti@ufu.br