O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do Século XX: investigação sobre uma alteração de padrão disciplinar

Contenido principal del artículo

Ivanete Batista dos Santos

Resumen

Resumo:

Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike.

Palavras-chave: Ensino de Matemática nos Estados Unidos, teoria da disciplina mental Edward Lee Thorndike, conexionismo.

The teaching of Mathematics in the United States in the first decades of the 20th century: study on a change of disciplinary standard

Abstract

In this paper, we present the results of a study that tried to understand the debate(s) that occurred in the United States during the first decades of the twentieth century in order to identify proposals that could characterize disciplinary standards for the teaching of Mathematics. Following Warde (2003), it was adopted for the strict purpose of this work the etymological sense of the word archetype, as a synonymous of model. We used as research source periodicals that circulated at that time in the United States and in Edward Thorndike's authored books. It was noticed from the sources examined the existence of two proposals, one it was about an organization of contents based on the theory of mental discipline and one founded on principles of Thorndike's connectionist psychology.

Keywords: Mathematics Education in the United States, theory mental discipline, Edward Thorndike, Connectionism.

 

 La enseñanza de las Matemáticas en los Estados Unidos en las primeras décadas del Siglo XX: investigación sobre una enmienda a la norma disciplinaria

Resumen

 En este texto es el resultado de una investigación que buscaba entender el debate(s) que se produjo en los Estados Unidos durante las primeras décadas del siglo xx, para identificar propuestas que podrían caracterizar las pautas de disciplina para la enseñanza de las matemáticas. Desde Warde (2003) fue aprobado a finales de este trabajo el estricto sentido etimológico de la palabra estándar como sinónimo de modelo, arquetipo. Fue utilizado como fuente revistas que circulaban la temporada en los Estados Unidos y en libros por Edward Lee Thorndike. Se comprobó a partir de las fuentes examinadas la existencia de dos propuestas, una que era acerca de una organización de contenidos basados en la teoría de la disciplina mental y fundamentada en los principios de la psicología conexionista de Thorndike. Palabras clave: educación matemática en los Estados Unidos, la teoría de la disciplina mental, Edward Lee Thorndike, conexionismo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Santos, I. B. dos. (2016). O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do Século XX: investigação sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos De História Da Educação, 15(1), 141–165. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630
Sección
Dossiê: Tópicos de História da Educação nos Estados Unidos (entre os séculos XIX e XX)
Biografía del autor/a

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Professora Associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: ivanetebs@uol.com.br