PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E REDES DE SOCIALIZAÇÃO EM SABARÃ
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho visa apresentar um estudo sobre o processo de escolarização em Sabará/MG no novecentos que tem como objetivo: Realizar um mapeamento que englobe as instituições escolares, professores e alunos; Investigar os índices de matrícula, freqüência e a presença de alunos pobres; Organizar as informações e disponibilizá-las para pesquisadores. Apresentaremos dados coletados até o momento correspondentes ao período de 1832 a 1887. As fontes com as quais temos trabalhado fazem parte do acervo do Arquivo Público Mineiro as quais estão no Fundo Instrução Pública. Temos buscado articular os conceitos de escolarização ao de cultura escolar, construindo ferramentas teórico-metodológicas para uma análise aprofundada do fenômeno em questão, pensando os sujeitos da ação educativa, a relação da cultura escolar com a cultura urbana e com o trabalho, dos mundos pelos quais as crianças e jovens circulavam.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Santos, M. L. dos, & Faria Filho, L. M. de. (2008). PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E REDES DE SOCIALIZAÇÃO EM SABARÃ. Cadernos De História Da Educação, 2. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/342
Número
Sección
Dossiê: História das Instituições Escolares I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).