O PAPEL REGULATÓRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE ENTRE 1920 E 1930
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Resumen
O objeto deste é investigar a profissão docente em Minas Gerais entre 1920 e 1930, configurada pela perspectiva estatal, a partir das Mensagens dos Presidentes de Estado, fontes primárias estas que representam a comunicação oficial entre o Poder Executivo, responsável pelo envio anual das mesmas, e o Poder Legislativo; seu teor se expressa pelos diversos aspectos que envolvem a administração pública, e dentre elas a educação. Buscou-se evidenciar três aspectos categoriais a operar sobre a documentação em apreço: a profissão docente existente, o profissionalismo a estabelecer uma teleologia, e a profissionalização que se exercita em vista dos ideais expressos pelo profissionalismo. Tais aspectos orientaram metodologicamente a busca das evidências nas referidas Mensagens. Pode-se reconhecer o evidente papel do Estado através da legislação educacional, do controle por parte da inspeção e da punição aos professores que, apesar de seu protagonismo escolar, não devem ser compreendidos de forma autonômica ou descontextualizada.
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Araújo, J. C. S. (2015). O PAPEL REGULATÓRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE ENTRE 1920 E 1930. Cadernos De História Da Educação, 13(2). https://doi.org/10.14393/che-v13n2-2014-14
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Artículos
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