A CRIANÇA AJUSTADA: ASPECTOS DO PENSAMENTO DE DANTE MOREIRA LEITE SOBRE A INFÂNCIA URBANA BRASILEIRA
Contenido principal del artículo
Resumen
Busca-se problematizar certos aspectos do pensamento pedagógico de Dante Moreira Leite, analisando três artigos publicados pela revista Pesquisa e Planejamento, boletim informativo do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE-SP), entre 1957 e 1960. A submissão dos documentos mencionados a um repertório metodológico crítico, fez emergir relações de força no bojo do projeto liberal de educação pensado por Leite. Para isso, foram referências reflexões de Michel Foucault acerca da racionalidade política moderna, notadamente, seus estudos sobre os conceitos de governamentalidade e biopolítica. Essas ferramentas metodológicas perscrutam valores entranhados no discurso de Leite, evidenciando que sua 'educação renovadora' pensava o ordenamento da vida escolar de modo a favorecer o ajustamento social da criança. Ele propunha, portanto, soluções para o problema da adequação da criança às estruturas da sociedade urbano-industrial.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Elias, A. F., & Resende, H. de. (2014). A CRIANÇA AJUSTADA: ASPECTOS DO PENSAMENTO DE DANTE MOREIRA LEITE SOBRE A INFÂNCIA URBANA BRASILEIRA. Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-9
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).