A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA PROVINCIAL DE INSTRUÇÃO
Contenido principal del artículo
Resumen
Este texto analisa o processo de formação do estado educador, ou seja, o sistema de instrução estatal na província de Mato Grosso. Utiliza como fonte a legislação e relatórios dos dirigentes. Eram atribuições da Lei Provincial de 05 de maio de 1837: regular o estabelecimento e a supressão de escolas primárias, o vencimento dos professores públicos, a inspeção às escolas, a habilitação, o concurso, a preferência, o provimento, a remoção e a demissão dos servidores; tratar dos exames gerais anuais; estabelecer a obrigatoriedade da instrução primária entre os oito e 16 anos. Essa lei, portanto, inaugurou o sistema provincial de instrução em Mato Grosso como parte do processo de construção do aparelhamento do Estado-Nação Brasil do ponto de vista provincial.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Sá, N. P. (2008). A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL E A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA PROVINCIAL DE INSTRUÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 6. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/281
Número
Sección
Artículos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).