FORMANDO SUJEITOS MASCULINOS, CATÓLICOS E DE ELITE: CULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO CATARINENSE NA DÉCADA DE 1950
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo procura compreender a cultura escolar plasmada no Colégio Catarinense, dirigido por padres jesuítas e frequentado por adolescentes homens, na década de 1950. À luz das proposições de Roger Chartier e de Dominique Julia, considera-se que, a partir da cultura escolar prescrita nos textos normativos, as instituições educativas produzem culturas escolares específicas. Tendo como referência as prescrições em nível nacional determinadas pela Lei Orgânica do Ensino Secundário, a cultura escolar praticada no Colégio Catarinense é analisada a partir da apropriação jesuítica dos saberes, do regime disciplinar colocado em marcha no cotidiano colegial e do incitamento ao associativismo estudantil. Analisa-se, portanto, a tessitura de uma cultura escolar que buscava formar sujeitos masculinos, católicos e de elite.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Mello, J. T. dos S. de, & Dallabrida, N. (2014). FORMANDO SUJEITOS MASCULINOS, CATÓLICOS E DE ELITE: CULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO CATARINENSE NA DÉCADA DE 1950. Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-12
Número
Sección
Artículos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).