INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÃDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE
Contenido principal del artículo
Resumen
O tema deste artigo são as funções sociais atribuídas aos instrumentos didáticos por Wolfgang Ratke (1571-1635) em sua Nova Arte de Ensinar. Elas se solidificam no ensino por meio de manual, livro, livro de leitura, livro de ensino, livro escolar, guia, compêndio e tabela. Este texto analisa o conceito de Didática e os conceitos básicos de Ratke que põem em evidência uma organização do trabalho didático, em que a objetivação do trabalho convive com a subjetividade docente. Conclui afirmando que os manuais didáticos, definidos por Comenius (confeccionado de tal forma que contém tudo o que o professor necessita para sua aula), não estão totalmente presentes nos recursos didáticos ratiquianos. A maior parte dos livros escolares do didático alemão apresenta-se como um guia, útil para fornecer ao professor um fio condutor (.Leifaden.), no intuito de a subjetividade do mestre-do-ensino organizar o trabalho didático.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Hoff, S. (2013). INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO NA NOVA ARTE DE ENSINAR DE RATKE: UM PROJETO CONSTITUÃDO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-4
Número
Sección
Dossiê: instrumentos do trabalho didático
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).