A GEOMETRIA DOS GRUPOS ESCOLARES: MATEMÁTICA E PEDAGOGIA NA PRODUÇÃO DE UM SABER ESCOLAR

Contenido principal del artículo

Maria Célia Leme da Silva
Wagner Rodrigues Valente

Resumen

Realiza-se um estudo histórico sobre a constituição de uma geometria para ser ensinada no curso primário. O período analisado envolve a criação dos grupos escolares, sua consolidação e difusão desse modelo escolar pelo Brasil. Intenta-se discutir as relações estabelecidas entre Matemática e Pedagogia para a produção de um saber escolar. Leva-se em conta uma base teórico-metodológica vinda da História Cultural. Conclui-se que a apropriação de movimentos pedagógicos ocorre de modo diferenciado possibilitando ou não a elaboração de novos saberes escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva, M. C. L. da, & Valente, W. R. (2013). A GEOMETRIA DOS GRUPOS ESCOLARES: MATEMÁTICA E PEDAGOGIA NA PRODUÇÃO DE UM SABER ESCOLAR. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21712
Sección
Artículos